São Bernardo empata e se classifica para a elite do Paulistão

Com casa cheia, Tigre comemorou o acesso após empatar com o Pão de Açúcar por 1 a 1


Em tarde histórica para a cidade, o time de São Bernardo conseguiu a classificação para a Série A1 do Campeonato Paulista, na tarde deste sábado (24/04), após empatar em 1 a 1 com o Pão de Açúcar, no estádio Primeiro de maio.
 
 Com os dois gols no segundo tempo, São Bernardo e Pão de Açúcar fizeram uma partida disputada na Vila Euclides. O Tigre saiu na frente no placar aos 17 minutos, com Ney Mineiro. O empate do time visitante aconteceu aos 20 minutos com Juca. Ao final, a torcida comemorou no estádio e nas ruas da cidade a classificação inédita para a elite do estadual.
 
Mudança - Para surpreender o adversário logo no início da partida, o técnico Ruy Scarpino modificou o seu sistema de jogo em função da ausência por suspensão do lateral-direito Chiquinho. Em seu lugar, ao invés de escalar o suplente da posição, Adans, o treinador optou por um ataque com três jogadores, passando o habilidoso Danielzinho para jogar na esquerda ao lado de Ney Mineiro como centroavante e o ponta Raul caindo pelo lado direito do ataque. No meio, com a função de armar o time, estavam o capitão Nenê e o volante Zé Forte, que caia constantemente pela ala esquerda fazendo a função de lateral. Na contenção, estava o experiente Dirceu, formando um esquema prioritariamente ofensivo, com apenas um volante de marcação.




Durante os 20 primeiros minutos, o ataque do Tigre marcava o ritmo da partida com investidas em alta velocidade de seus pontas, Danielzinho e principalmente Raul, que aterrorizou a defesa adversária com dribles curtos e lançamentos perigosos. O lance mais claro de gol aconteceu logo aos quatro minutos, quando Raul aplicou um chapéu no zagueiro e tocou para Dirceu que, na marca do pênalti, bateu prensado.



Após a primeira meia hora de jogo, o São Bernardo foi perdendo o controle do meio campo, mas não sofreu lances perigosos. Muito em razão da pouca objetividade dos habilidosos, porém pouco eficientes, atacantes da equipe da Capital. Vale destacar também a consistência do sistema defensivo do Tigre, que atuou com três zagueiros, Melika, Bruno Alves e Rafael Silva, que no primeiro tempo, jogando na sobra, não perdeu uma dividida sequer, além de sair jogando com qualidade.



Segundo tempo - Na etapa complementar da partida, o São Bernardo voltou com o mesmo esquema de jogo, no entanto, o ataque perdia cada vez mais a potência vista no começo do jogo. Aos 13 minutos, com a substituição de Danielzinho por Luciano Bebê, o time voltou a jogar com dois atacantes para reforçar o meio campo. Com a alteração, o time da casa perdeu a posse de bola e postou-se defensivamente, já que o empate significava a tão sonhada classificação.



Mesmo com menos poder ofensivo, aos 17 minutos, veio o momento esperado pelos 13 mil pagantes que apoiavam o Tigre incessantemente. Dirceu recebeu de Raul e, mesmo com o zagueiro em sua marcação, conseguiu finalizar no canto direito do goleiro. O 1º de Maio explodia e via a Série A1 cada vez mais perto. Mas, como não podia deixar de faltar emoção, no minuto seguinte, após bate-rebate na área, o meio-campo Juca finalizou sozinho e estufou a rede do arqueiro Anderson.



A partida seguiu equilibrada até o Pão de Açúcar ficar com um jogador a menos. Aos 40 minutos, irritado com a demora na reposição de bola, o lateral Neto agrediu o gandula com um chute e foi mandado para casa mais cedo. A cena lamentável aumentou a temperatura nas arquibancadas e uma pequena confusão foi armada entre os torcedores do Pão de Açúcar e a polícia. No apito final, muita festa por parte da torcida e dos jogadores que, ajoelhados, pareciam não acreditar no momento que estavam vivendo.



Na última rodada do torneio, o São Bernardo, já classificado, enfrenta o Linense, fora de casa, para disputar a primeira colocação da competição. O jogo será no domingo (02/05) às 10h.

Por: Mauro Kinjo (mauro@abcdmaior.com.br)
 
Foto: Luciano Vicioni
 
Fonte: http://www.abcdmaior.com.br/
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial