Palestra comemora 75 Anos com sessão solene na Câmara nesta quinta-feira

Um dos clubes mais tradicionais do futebol Paulista, o Palestra de São Bernardo chega nesta quarta-feira (1°) aos 75 Anos.




Para comemorar a data, a diretoria palestrina preparou uma série de festejos. Nesta quinta-feira (02), um dia após o aniversário, o clube realiza na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo às 19h30 uma sessão solene que deve reunir ex-atletas, ex-presidentes, diretoria e torcedores.



“O objetivo é reunir essa grande família em um momento festivo especial para nossa coletividade”, afirma o presidente do clube, José Fábio Cassettari Neto.



O evento que teve a propositura do vereador Wagner Lino (PT) deverá ter momentos emocionantes com vídeos que contam a história do Dogão e variadas homenagens. “Vamos fazer uma homenagem simbólica aos ex-presidentes, ex-jogadores de futebol, atletas de outros esportes e pessoas que contribuíram significativamente em nossa consolidação, será pouco pelo que eles fizeram, mas é uma maneira de expressarmos nossa gratidão”, explica Cassettari.



A diretoria, os jogadores do atual elenco que disputa o Campeonato Paulista Sub-20 e até a equipe de Hóquei de campo, novidade que o clube deverá anunciar em breve, também receberão uma lembrança do clube “batateiro”.



Além da sessão solene, que espera a presença maciça de torcedores e simpatizantes, o Palestra deve realizar um amistoso com um adversário ainda não anunciado, reinaugurar sua sala de troféus e deve apresentar projetos que devem dar o tom do futuro do clube que chega a sete décadas. “Temos um projeto social que visa integrar a sociedade carente com o clube e alguns outros como o próprio hóquei e o resgate com nossa cultura italiana”, anuncia José Fábio.








“Palestra já representou quase de tudo”, diz veterano



Chegar até aqui, não foi algo fácil, concordam vários veteranos sobre a história do Palestra de São Bernardo “A história do Palestra é sem dúvidas uma das mais bonitas que existem, é uma prova de perseverança e esperança”, afirma Cyro Cassettari, jornalista, conselheiro e ex-presidente do clube.



Outro veterano, contemporâneo de Cyro, Cláudio Toffanelo corrobora a opinião do amigo “O Palestra já representou quase de tudo na cidade, primeiro foi a colônia italiana, que é a maior daqui, depois no futebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, ciclismo, atletismo e até aeromodelismo, onde foi um dos percussores”, conta.




O Dogão já conquistou títulos como o Tetra campeonato sul-americano de Aeromodelismo e o Sul-americano de Tênis de mesa, por exemplo.



Claudinho, como chamam os amigos e Cyro, figura popular na cidade como jornalista e dono de uma loja que está há mais de 50 anos na Rua Marechal Deodoro jogaram juntos na década de 50 em um time que ficou famoso, o “Meninos do Nandinho”, comandado por João Mariano de Campos, um dos homenageados da noite nesta quinta-feira.



Depois atuariam juntos na diretoria do clube, Cyro viria a se tornar presidente anos mais tarde. “Participamos juntos da saga que foi a construção do nosso ginásio que leva o nome de Geraldo Faria Rodrigues, ex-prefeito que nos ajudou muito”, conta Toffanelo. “Quase tudo sempre foi muito difícil pro Palestra, mas nossa grande vitória é chegarmos até aqui em pé”, comemora ‘Cyrão’, como era conhecido na época de diretor de futebol.

Hoje, ambos dedicam-se apenas a cuidar de suas famílias, mas ainda torcem e muito pelo Alviverde. “Nunca fiz parte do Palestra, o Palestra que sempre fez parte de mim”, brinca Cyro. “Ainda haveremos de ver nosso Palestrão na primeira divisão”, espera Claudinho.




FOTO:



- Cláudio em um dos bailes promovidos pelo Palestra (o último à direita). Anos 70.



- Cyro Cassettari em foto da construção da sede no Ferrazopolis (o terceiro da esquerda pra direita)







Leandro Giudici



Assessoria de Imprensa



Palestra de São Bernardo



8981.5442
9596.1087
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial