Domingo, dia de estréia e de Clássico Batateiro


Como em todos os anos, o momento da estréia na competição é muito aguardado por todos. E o jogo de estréia não poderia ser melhor: São Bernardo versus Palestra, o Clássico Batateiro.

O clássico sempre é promessa de fortes emoções tanto aos torcedores quanto aos jogadores. As equipes iniciaram a pré-temporada com um
bom tempo de antecedência, o que aprimora ainda mais o trabalho executado pelas comissões técnicas.
O São Bernardo priorizou a parte física dos atletas, já que a grande maioria dos atletas já se conhece e possui um bom entrosamento. Já o Palestra, focou sua pré-temporada no entrosamento da equipe.

O retrospecto é favorável ao Esporte. Em 2010, as equipes se enfrentaram cinco vezes: duas vezes pela Série B, duas pelo Paulista sub20 e uma em um amistoso. Em quatro das cinco oportunidades, o Bernô se saiu melhor, com destaque para a goleada de 7 a 1 aplicada pela equipe sub20, o maior placar da história do clássico.

Enquanto o Palestra reciclou seu elenco e manteve apenas uma parte dos atletas do ano passado, o Esporte manteve a base da equipe terceira colocada do Paulista Sub20 e alguns atletas que se destacaram no profissional, além de ter trazido outros atletas para completar o elenco.

A atração não ficará apenas dentro das quatro linhas. Torcedores do São Bernardo prometem uma grande festa para o clássico. Serão cerca de 10 novas faixas com frases e palavras de incentivo ao time, nenhuma delas com referência à torcidas organizadas. Thiago Teixeira, torcedor-símbolo do clube, ressalta: "Não somos e não temos qualquer ligação com uma torcida organizada. Apenas nos unimos em prol do clube que amamos".

“O Palestra é nosso co-irmão. Tenho muito respeito pelo clube, onde inclusive, fiz parte do time juvenil, comandado pelo grande Nandinho. Espero que possamos ter um grande jogo, à altura desse maravilhoso clássico.” Felipe Cheidde, presidente do Esporte.

                        Breve histórico

O Clássico Batatairo é um dos clássicos mais tradicionais do Estado. Sua origem remete ao ano de 1935, quando Alfredo Sabatini, então jogador do Esporte, fora barrado de um jogo entre Esporte e um grande clube da capital. Chateado, resolveu fundar seu próprio time, o Palestra Itália de São Bernardo.
O primeiro confronto entre os dois, porém, foi realizado somente um ano depois, em 1936. O Esporte venceu por 3 a 1, em seu anrtigo campo na Rua Marechal Deodoro.
Ao longo dos anos, os clássicos definiram títulos de diversos campeonatos, não só no futebol, como também no basquete, vôlei, futsal e tantos outros.
Apesar da rivalidade, sempre houve amizade entre os dois lados, tanto por parte das diretorias quanto das torcidas. Prova disso, são dois fatos marcantes na história: no início da década de 50, quando o Palestra perdeu seu antigo campo na Rua Marechal Deodoro para a construção de uma praça pública, o Esporte gentilmente cedeu-lhe seu estádio, sem nenhum custo; e em 2008, quando o Palestra organizou uma comemoração aos 80 anos do Esporte. O evento foi realizado na Esportes Cassettari, tradicional casa de esportes do ABC.

O confronto da estréia está marcado para dia 1º de maio, às 10 horas, no Estádio Baetão.

Pedro Henrique Melo Faian
Assessoria de Imprensa - EC São Bernardo

11 - 9902-1292 / pfaian@hotmail.com
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial