ESTÁDIO DE ATLETISMO ATENDERÁ 4 MIL POR SEMANA

População de São Bernardo poderá usufruir do espaço a partir do segundo trimestre 


Quem acha que o estádio de atletismo de São Bernardo, no espaço do antigo Clube da Volks, na Vila do Tanque, servirá apenas para
atletas de alto rendimento pode começar a mudar de visão. A expectativa dos responsáveis pelo novo equipamento esportivo, previsto para ser inaugurado no fim de março, é que sejam atendidas no local quase quatro mil pessoas por semana.

A projeção é do coordenador do projeto de atletismo da cidade, Otaviano Caetano da Silva. O estádio funcionará praticamente todos os dias. De segunda a sexta-feira, ficará aberto das 6h às 21h. Aos finais de semana, só não deve receber atividades no período noturno.

Além de oferecer estrutura adequada para os atletas bernardenses, o local terá a função de disseminar o conhecimento da modalidade entre os munícipes. “Lá no Exterior eles têm uma cultura de atletismo e quero implantar isto em São Bernardo”, ressalta Silva.

Crianças, jovens, adultos e idosos poderão usufruir do espaço, que contará com materiais de ponta, a maioria importada. Entre as atividades previstas estão caminhada, ginástica, trabalho de iniciação no esporte e os treinamentos específicos de competição. “Podemos trabalhar com a terceira idade, por exemplo, com diversos equipamentos, como as caixas, no gramado, enfim, uma infinidade de situações. A gente quer o povo aqui dentro”, afirma o coordenador.

Para atrair a população será realizado um expresso do lazer nas comunidades da cidade para atrair a atenção da população. “Começaremos esse projeto voltado para o atletismo. Serão quatro atividades de fim de semana nas proximidades do estádio para chamar o povo”, explica.

Apesar da empolgação com a proximidade da entrega da obra, Otaviano Caetano da Silva sabe que o equipamento já abrirá suas portas saturado. Para atender toda a demanda seriam necessários quatro estádios similares somente em São Bernardo. “Há muita gente para ser alcançada. São 128 mil moradores a serem atingidos em um raio de dois mil metros do estádio”, calcula o coordenador.
EstruturaCom arquibancada totalmente coberta para cinco mil pessoas, o estádio, que tem 70% das obras prontas, contará ainda com dois telões de alta resolução, além da pista com piso importado. Um prédio ao lado contará com espaço para fisioterapia, sala de material, academia e pista interna. O investimento total é de R$ 30 milhões.

“Essa será a melhor estrutura de atletismo da América Latina”, destaca Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Dada sua estrutura, o local poderá receber três provas nacionais em 2012.
SonhoA nova casa do atletismo da cidade ganha corpo após mais de 30 anos de promessas, desde a fundação da ASA (Associação São-bernardense de Atletismo). “Essa é a realização de um sonho, sempre sonhamos em ter isto aqui”, exalta Otaviano.

Atleta da equipe em provas de média distância, Everton Barbosa da Silva, 20 anos, sabe da importância da obra. “Estamos sem casa. Com a inauguração, vai melhorar até mesmo o nosso rendimento, pois poderemos treinar em mais horários”, comemora.


Por: Walter Fernandes  (wfernandes@abcdmaior.com.br)
http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=37160

Foto: Amanda Perobelli
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial