Em ascensão, paintball conquista cada vez mais praticantes

Modalidade é a que mais cresce entre esportes radicais e desenvolve agilidade e raciocínio


Parece uma simples diversão, mas é um esporte que está em ascensão no ABCD e em todo o mundo. O paintball (do inglês: paint = tinta + ball = bola, ou seja, bola de tinta) nasceu nos
Estados Unidos e conquistou o público de diversas faixas etárias. A versatilidade da modalidade é que chama atenção, pelo fato de poder praticá-lo tanto em ambientes fechados como ao ar livre. Uma partida dura aproximadamente 60 minutos e os esportistas chegam a utilizar aproximadamente mil bolinhas de tinta durante a competição.
Para Clóvis Domingues, presidente da diretoria executiva da Federação de Paintball do Estado de São Paulo, o esporte de combate está em plena expansão no País e também no continente sul-americano. “A cada ano que passa, novas equipe e competições nascem. Desde 1998, o número de praticantes de paintball teve um crescimento muito superior ao das duas grandes vedetes americanas, o inline skating e o skateboarding. O número mais que dobrou neste intervalo de tempo e hoje são mais de 15 milhões de praticantes em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente. O mercado acompanhou a onda e criou uma série de oportunidades. Pode- se dizer que é o esporte radical que atualmente mais se encontra em ascensão”, disse.
De acordo com João Paulo Martins, gerente do War Paintball, de São Bernardo, o empreendimento busca atualizar as instalações para que os clientes possam ficar ambientados para criar novas estratégias e vencer a partida. “É uma modalidade esportiva que trabalha tanto a questão física como também a intelectual. Diferentemente de muitos outros esportes, o paintball pode ser praticado por todas as faixas etárias. É um esporte que está crescendo pela sua versatilidade”, ponderou.
Arielly Ferreira, 15 anos, estudante e praticante da modalidade, disse que o paintball é um esporte diferenciado, quando comparado a outros. “Exige muita concentração para efetuar uma campanha de ataque. Para conquistar o território da equipe, é preciso ter uma boa estratégia para não ser surpreendido. O tipo de jogo que prefiro é o cenário. É um formato que a gente acaba trabalhando melhor as estratégias e desenvolvendo todo nosso potencial de raciocínio rápido. É um esporte que vale a pena praticar”, ressaltou.

Esporte radical é opção para as férias escolares
Por conta das férias escolares, julho acaba sendo o mês em que pais e mães buscam encontrar atividades esportivas para as crianças e também para os jovens. O paintball contribui para que esse público possa desenvolver agilidade, raciocínio rápido e capacidade de elaborar estratégias.
De acordo com o estudante Matheus Veríssimo, 15 anos, praticante assíduo do esporte, a modalidade proporciona não só a diversão, mas também ajuda na melhoria da concentração. “É preciso estar ligado no jogo para não ser alvejado. Depois que a gente começa a praticar, é possível notar que o raciocínio acaba ficando mais ágil e eficaz”, disse.
Para Clóvis Domingues, comandante da Federação, o paintball contribui para que as pessoas fiquem ligeiras no dia a dia. “É um esporte de combate, que exige muita atenção e percepção. Para vencer, é preciso elaborar estratégias técnicas. No dia a dia, não é diferente, as pessoas sempre precisam estar atentas no trabalho ou na escola”, disse.
A modalidade esportiva pode ser praticada em Diadema, São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Regras variam dependendo da região

As regras do esporte foram criadas em 1987 e variam dependendo da região. Na maioria dos campos existe uma pontuação para a captura de bandeiras, eliminação de adversários e cumprimento de missões simuladas em um cenário específico.
As formas de eliminação também variam. O atingido pode ser automaticamente eliminado ou o praticante só é eliminado se a bolinha atingir o seu colete ou máscara. É tarefa do juiz verificar se o jogador foi marcado e eliminá-lo. Quando o jogador acerta o seu oponente, o mesmo é marcado e eliminado. A meta do jogo é cumprir a missão imposta a sua equipe, e quanto mais adversários forem eliminados, mais fácil será completar o objetivo.O jogo tem duração de 60 minutos.
Jogos - O esporte conta com diversos tipos básicos de competições. Os atletas podem competir no formato speed, cenário, grandes jogos ou woodsbaal.
Equipamentos - O equipamento utilizado pode variar, de acordo com o tipo de competição, no entanto três coisas devem sempre ser utilizadas. Primeiramente, é preciso contar com um marcador, que pode ser uma espingarda ou pistola a ar comprimido, que são abastecidas de paintballs, que basicamente são esferas feitas de cápsulas de gelatina de tinta não tóxica com corantes variados e que não mancham as roupas. É preciso utilizar máscara para o rosto, colete, protetor de pescoço e roupas confortáveis.
Onde praticar
War Paintball: rua José Bonifácio, 561, Centro - São Bernardo – Fone: 4335-9899 - e-mail - war@warpaintball.com.br
ABC Paintball – rua dos Trilhos,300 – Rio Grande da Serra – Fone: 2889-1617 ou estrada da Colônia,120 – Ribeirão Pires – Fone: 2889-1617
Toca do Paintball: avenida Doutor Ulisses Guimarães, 1140 - Diadema – Fone: 4051-5026.

  Por: Felipe Rodrigues  (felipe@abcdmaior.com.br)

 Foto: Amanda Perobelli


http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=42896


 
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial