São Bernardo e São Caetano poderão abrigar equipes na Copa

Equipamentos esportivos do ABCD fazem parte das 16 cidades escolhidas; estádio 1º de Maio, de São Bernardo, é referência do catálogo


São Bernardo e São Caetano são as duas cidades do ABCD que agora estão oficialmente incluídas pelo COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo da Fifa (Federação Internacional de Futebol) no Catálogo de Centros de Treinamentos e Aclimatação de Seleções para o
Mundial de Futebol de 2014. As duas cidades da Região já passaram por uma primeira escolha de municípios que se credenciam a ceder equipamentos esportivos para seleções da Copa do Mundo.

As escolhas aconteceram na manhã desta quarta-feira (01/08) no auditório de imprensa do Museu de Futebol, no Pacaembu, pelos membros do COL aos dirigentes das 16 regiões pré-qualificadas. São Bernardo teve as presenças do prefeito Luiz Marinho (PT) e do secretário de Esportes, Eduardo Tadeu Costa. Marcos Siarvi, secretário de Esportes de São Caetano, não pôde comparecer, mas foi representado pela coordenadora de Turismo, Cristiane Coradini.

“A indicação dá um novo olhar à cidade e mais credibilidade aos esportistas em tudo o que temos feito pelo esporte de base e principal. Até o fim do ano, o estádio Anacleto Campanella já estará apto com as obras gerais e a do novo setor de arquibancadas”, disse Cristiane. Com isso, tanto o Campanella como o 1º de Maio são considerados aptos e à disposição das seleções.

O estádio 1º de Maio, na Vila Euclides, virou referência do COL pelos gestores do comitê diante dos seus equipamentos esportivos. Poderá ser utilizado pelas seleções que disputarão a competição mundial para treinamentos e aclimatações. Além das 16 cidades aprovadas no catálogo, outras 53 espalhadas pelo Brasil ainda sonham em conseguir vagas até o final do ano.

O prefeito Luiz Marinho não escondeu a alegria. Marinho abriu mão de uma série de eventos agendados e foi ao Museu checar de perto as esciolhas.  “É muito bom para a cidade tudo isso. A seleção que nos escolher para treinamentos será motivo de muita felicidade. Nossos equipamentos foram colocados à disposição e têm chamado atenção, como o Ginásio Poliesportivo, um dos mais modernos, e agora o estádio 1º de Maio, que tem gramado com qualidade excepcional e cabines de imprensa totalmente isoladas por vidro e salas para imprensa, autoridades e visitantes”, disse o prefeito.
Bases - Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, que no caso de São Bernardo será o Liau Hotel Park Plaza, na Chácara Inglesa. O catálogo será apresentado às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentradas. A escolha das delegações acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia.  A análise dos técnicos levou em conta mais de 100 detalhes nos campos e hotéis. São considerados, por exemplo, o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem, entre outros.

A Fifa ainda abrirá novas janelas para inscrições de cidades nos próximos meses. Uma segunda versão do catálogo será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a final no segundo semestre do mesmo ano. Até o momento, já foram enviadas ao Comitê Organizador Local 279 inscrições de locais de treinamento. Nas próximas janelas, mesmo os locais que não foram incluídos na primeira versão do catálogo poderão se adequar e fazer parte da lista.

Foto: Divulgação


Por: Edélcio Cândido  (edelcio@abcdmaior.com.br)

 http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=43222


Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial