Palestra de S. Bernardo tem escola gratuita de handebol

Projeto “Mão Solidária” ensina o esporte para crianças e jovens entre 11 e 17 anos




Duas vezes por semana, o Palestra de São Bernardo abre as portas do clube para crianças interessadas em praticar handebol. O projeto social Mão Solidária, idealizado por
 Daniel Suárez, ex-jogador da Metodista/ São Bernardo, ensina o esporte de graça para crianças entre 11 e 17 anos nas dependências da própria agremiação, promovendo a inclusão social.





“O objetivo do projeto era fazer com que as crianças, ao sair da escola, pudessem ter a oportunidade de praticar uma atividade física. O handebol é um esporte que ajuda tanto no desenvolvimento físico como também no social”, disse o “Cubano”, apelido pelo qual Suárez é conhecido no ABCD.





O ex-atleta ressaltou que, desde o início do projeto, cerca de 250 jovens já passaram pelas quadras do Palestra São Bernardo desde 2005. “É preciso dedicação no esporte. O jovem que procurar treinar de verdade com certeza tem chances de crescer na modalidade e no futuro terá condições técnicas de passar na seletiva de uma equipe grande”, comentou Suárez, que já colheu os frutos do trabalho.





“Nos últimos anos temos conseguido alcançar esse objetivo. Temos dois ex-alunos que jogam em Santos, além de outros que atuam em times de faculdades. Sem dúvida alguma é uma grande vitória do nosso projeto. A nossa expectativa é cada vez mais podermos emplacar mais atletas em outras equipes da Região e da Capital”, salientou.





Ricardo de Campos, professor na ação social, ressaltou que o esporte é uma chance de crescimento na vida. “Os jovens que vivem condições mais difíceis podem pelo esporte mudar o rumo de suas vidas. Quem leva a sério os treinos pode conseguir jogar por uma faculdade e obter uma bolsa para estudar e ter uma profissão. Se o esportista tiver determinação, certamente tem grandes chances de crescer não só no esporte, mas também na vida”, finalizou.





Para participar dos treinamentos, os jovens precisam estar regularmente matriculados, seja no ensino público ou no particular. O projeto ocorre por meio de uma parceria com uma concessionária de veículos da Região. Atualmente, a ação social conta com mais de 60 alunos treinando nas quadras poliesportivas do Palestra de São Bernardo, que está localizado na rua Nemer Fares Rahall, 400, no bairro Ferrazópolis.





Apesar do patrocinador atual, o clube segue em busca de novos parceiros para ir atrás de crianças para o projeto em escolas da cidade e deixar de fazer apenas o “boca a boca”.







Cubano foi destaque na Região durante 13 anos



Daniel Suárez, 45 anos, idealizador do projeto “Mão Solidária”, transmite para as crianças tudo o que aprendeu na carreira no handebol. O ex-atleta, nascido em Cuba, veio para o Brasil em 1996 a convite da Metodista/São Bernardo. Ao longo dos 13 anos em que atuou pelo clube do ABCD, o “Cubano” foi jogador e treinador, conquistando seis Copas do Brasil, sete vezes a Liga Nacional, três Mundiais Interclubes e três Pan-Americanos de Clubes.





Suárez atuou também pela seleção masculina profissional de Cuba nesse período. O ex-jogador ganhou seis pan-americanos da modalidade e participou de quatro mundiais, entre outras competições. “Adquiri muita experiência e também muitas alegrias. Por meio do handebol, conheci diversos países e muitos lugares interessantes espalhados por esse mundo. Sendo assim, busco através do Mão Solidária passar todo meu conhecimento para os jovens do ABCD. Nos últimos anos, temos conseguido emplacar muitos jovens nas equipes da Região e da Capital. Estamos só começando o nosso trabalho, acredito que temos muitos resultados a serem alcançados”, disse.





Além de ser comandante do projeto social em São Bernardo, Suárez trabalha há dois anos e meio como supervisor e treinador de handebol do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, espaço da Prefeitura de São Paulo.

Por: Felipe Rodrigues  (felipe@abcdmaior.com.br)

http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=45404

Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial