Torcedores palestrinos se unem para tentar resgatar o clube

Grupo de fanáticos, que fará segundo encontro no sábado, quer se aliar à diretoria e propor ações para que futebol volte à ativa




Desde que o Palestra de São Bernardo se licenciou do futebol profissional, em fevereiro, um grupo de torcedores criou o “Palestra Sempre”. Apesar de ser idealizado por ex-membros de uma torcida organizada do clube, o movimento não surgiu com
o intuito de provocar um racha com a diretoria, e sim propor ideias para resgatar dois patrimônios históricos: o futebol e os antigos frequentadores da agremiação, localizada no Bairro Ferrazópolis.





“A intenção não é brigar com ninguém, queremos nos unir a eles (diretoria) e ajudar a tirar o time do estado atual. São Bernardo corre o risco de perder parte da própria história da cidade”, opinou Raphael Russo, 27 anos, um dos torcedores que se apegou à equipe de futebol apesar de morar em São Paulo, e que condena o “comodismo” da diretoria encabeçada pelo presidente Neto Cassetari.





Um grupo de 15 torcedores compareceu ao primeiro encontro, em agosto. O segundo já tem data marcada: este sábado (27/10), às 14h, no campo do Unidos do Ferrazópolis. Na pauta, a tentativa de mobilizar o bairro. “Tentamos atingir o pessoal do Ferrazópolis, não pensamos apenas no futebol. O Palestra sempre foi aberto ao público, a ideia é que a comunidade volte a usar o clube”, explicou o jornalista Leandro Giudici, um dos idealizadores. Antes disso, no entanto, ele espera que o espaço seja revitalizado. “É triste ver o Palestra largado, justamente em um lugar carente e que poderia ser aproveitado mais”, acrescentou Russo.





Para os integrantes do “Palestra Sempre”, encher o clube de pessoas novamente é chave, inclusive, para o sucesso do futebol. “O Palestra tem uma vocação para juntar pessoas da cidade e esportistas. Há muitos donos de restaurantes e outras empresas que têm algum tipo de ligação. Nossa ideia é que eles frequentem a sede e, consequentemente, se interessem em patrocinar o time”, acrescentou Giudici.





Por meio das redes sociais, os torcedores postam fotos do passado da equipe e lembram de datas históricas a fim de sensibilizar parentes de ex-jogadores para a causa. Foi assim que Simone Sabatini, neta do fundador do Palestra (Alfredo), virou uma das participantes do encontro.



De acordo com o planejamento do grupo, a ideia é se reunir com a diretoria ainda nesta temporada e apresentar os projetos.







Clube fala em “problemas políticos”



O diretor geral do Palestra São Bernardo, Fábio Modolo, não promete o retorno ao futebol profissional em 2013, mas diz que irá trabalhar até o último dia possível para inscrever o Palestra na Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Na opinião do dirigente, entretanto, a volta do Palestra não atende os interesses do poder público.





“Parece que a culpa é só nossa, mas não depende só da gente. Temos problemas políticos. A Prefeitura e o Secretário de Esportes não querem mais de um time no município, apenas o São Bernardo Futebol Clube”, disparou Modolo.





Apesar da queixa, o diretor do clube garante que o Palestra corre atrás de patrocinadores para o futebol, mas descarta fazer figuração nos campeonatos.





No momento, o objetivo é fortalecer os esportes olímpicos por darem menos gastos, e melhorar a estrutura do clube. O dirigente assegurou que os torcedores fazem parte do plano de reconstrução.



“Ideia é juntar a torcida, o movimento é bem-vindo. Tenho ideia para que eles tenham espaço dentro do clube, que cuidem da manutenção da história do Palestra”, antecipou Modolo, reconhecendo a necessidade de fazer mais atividades para atrair os moradores locais.







Outro lado - A Prefeitura de São Bernardo rebateu as declarações de Modolo. “A afirmação do diretor do Palestra não condiz com a realidade. A Prefeitura apoia todos os clubes. O Palestra utiliza gratuitamente as instalações do estádio do Baetão, seja para treinos ou para jogos”, diz a nota.

Foto: Luciano Vicioni

http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=45403

Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial