TORCIDA ENCHE OS ESTÁDIOS NOS JOGOS DO AMADOR EM DIADEMA

Apesar do tempo frio e chuvoso, torcedores do Boa Vista lotaram o estádio do Serraria no sábado

“Diadema tem clubes com as torcidas mais fiéis e fanáticas do ABCD”. A frase do presidente da Liga de Futebol Amador de Diadema, Antonio Marcos, o Marquinhos, foi colocada à
prova no sábado (13/10). Com frio de 11 graus, garoa e vento forte, os fãs do Boa Vista  transformaram o estádio distrital do Serraria em alçapão e lotaram as arquibancadas para ver a vitória sobre o Nacional de Vila Vivaldi, de São Bernardo, pelo Campeonato Amador da Federação Paulista (ver box ao lado). Tem sido assim nos grandes jogos.

De acordo com Marquinhos, Diadema tem poucos campos, porém, mais de 50% dos clubes filiados à liga (fundada em 1972) têm torcidas fanáticas, casos do Boa Vista, Piraporinha, Democrático, Eldorado, Onze Unidos, Ruyce, Flamengo, Cruzeirinho, Tricolor, Inamar, Casa Grande e os times que se tornaram profissionais, o CAD (Clube Atlético Diadema) e o Água Santa.

“A torcida do Boa Vista é impressionante. Parece a do Corinthians, não desiste jamais, leva faixas, bandeiras, fogos, apitos, é coisa inacreditável. Pode notar que no sábado lotou o lance de arquibancadas e tinha torcedores pendurados no alambrado. Qualquer jogo mais importante no Serraria, Piraporinha ou Taperinha vira uma loucura”, revela Marquinhos.

Diadema virou referência no futebol amador e, consequentemente, possui torcedores fanáticos, porque participa das competições federadas (campeonatos de base, Amador do Estado, Copa de Seleções e copas conhecidas da várzea). O município marcou presença nos últimos sete campeonatos do Amador do Estado.
E chama atenção os apelidos dos torcedores varzeanos, em Diadema, casos dos mais conhecidos: Zé da Cova, Zé da Preta, Mancão, Micão, Jerico, Alemão, Zezão, Zé da Égua, Japoné (Japonês), Bitoca, Piruca, Careca da Vó, Minduim, Bebão, Babão, Litrão, Zé da Muleta, Juca Manco, Zé Manco, Corintianú, Tita, Barbudo, Pancudo, Zoiudo, Noé, Frigideira, Jabulê, Pandeiro, Batuque, Miau, Manduco, Totó, Enxadão, Misico e Bebão, entre outros, que ficam na arquibancada e um xinga o outro o jogo inteiro, mas são todos amigos. E fica a pergunta: já imaginou esses torcedores xingando o trio de arbitragem?
  
O goleiro Celso, do Boa Vista, um dos melhores na posição no ABCD, diz que o clube adota o lema da torcida do Corinthians: “Lutar sempre, ganhar talvez, desistir jamais”. O meio-campista Welington, um dos destaques do time, diz que Diadema “também tem um bando de loucos”. O jogador defendeu o Boa Vista no sábado e, mesmo sentindo o joelho direito machucado, viajou e jogou no domingo em Presidente Prudente para defender a seleção do município.
Time leva marca de “copeiro” à decisão.
O Boa Vista de Diadema é considerado pela torcida um time que cresce em jogos decisivos. O clube busca o bicampeonato do Amador do Estado e está pronto para disputar as semifinais que começam no próximo sábado (20/10). Para isso, eliminou o Nacional da Vila Vivaldi, uma das principais equipes de São Bernardo. No sábado (13/10) à tarde, no estádio do Serraria, em Diadema, o Boa perdeu por 2 a 1 no tempo normal, mas se classificou ao vencer o rival por 3 a 2 nas cobranças de pênaltis. Jogadores do Nacionasl deixaram o campo de cabeça baixa e vaiados.
No primeiro tempo, Adenilton fez 1 a 0 para o Nacional aos 37 minutos. No segundo, Welington, aos 21, de falta, empatou para o Boa Vista. Aos 35, novamente Adenilton colocou o Nacional na frente e levou a decisão para os pênaltis, cujo melhor aproveitamento ficou do lado do Boa Vista. No final, o goleiro Celso saiu aplaudido pela torcida por ser um dos melhores do grupo com grandes defesas para o Boa.

Por: Edélcio Cândido  (edelcio@abcdmaior.com.br)

Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial