SECRETÁRIO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER DE MAUÁ ESTUDA REESTRUTURAÇÃO DA PASTA

Waldir Luiz da Silva comenta rumos e projetos da secretária previstos para os próximos anos

Após cinco meses à frente da coordenação da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá, o governo do município estuda duas possibilidades de reestruturação da pasta. Em entrevista ao ABCD Maior,  o secretário Waldir Luiz da Silva afirmou que
o prefeito Donizete Braga estuda se dará autonomia à cultura ao criar uma pasta exclusiva ou se agrega o turismo ao corpo da secretaria. 
De acordo com Silva o ideal seria cada segmento possuir o próprio braço dentro da gestão. Entretanto, a cidade não teria estrutura para a expansão, o que tornaria a incorporação do turismo mais lógica em função do acréscimo orçamentário que daria à pasta. Ainda não há previsão para a tomada de decisão. 
Com R$ 12 milhões destinados  à secretaria, contabilizando o montante de R$ 6,5 milhões à folha de pagamento, para 2013, a prioridade do primeiro ano da nova gestão é revitalizar os 84 espaços e equipamentos públicos do município. Concluída a fase de recuperação dos locais, o objetivo passa a ser ampliar a rede de espaços que atendam à população. 
“O momento é de reconstrução”, disse Silva após frisar que a demanda cultural de Mauá é enorme. Tanto que para o mês que vem, a secretaria planeja a realização de um censo cultural para detectar, mapear e colaborar com a definição da identidade do município. Outra utilidade da ação seria orientar a pauta de iniciativas necessárias para aprimorar a eficiência da pasta. 
“Apesar da realidade dura, a ocasião é excelente para encarar desafios”, complementou o secretário ao condenar a visão de que cultura, esporte e lazer ainda é visto por muitos como supérfluo. Para impulsionar os projetos, Silva cogita convocar empresas estabelecidas na cidade que possuem incentivos fiscais para compor parcerias público-privadas. 
Outro plano de estímulo para ser adotado como política pública é a qualificação técnica de gestores e agentes para captação de recursos por meio de editais. A ideia é agilizar e modernizar os processos de obtenção de verba ao capacitar funcionários e civis. Até o fim de 2016, fim da gestão, a prefeitura também pretende instalar um Casa da Cultura e uma Escola de Artes em Mauá. 

Por: Caio Luiz  (caio@abcdmaior.com.br)

Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial