VEJA QUANTOS PONTOS SEPARAM O SEU TIME DA CLASSIFICAÇÃO OU ACESSO

Levantamento mostra que CAD e Água Santa estão a quatro pontos da próxima fase; Ramalhão precisa de mais 10 na Série D

Por um dos “caprichos” do calendário do futebol brasileiro, a Copa das Confederações interrompeu por quase um mês campeonatos já em
andamento no País. Nesse período, os times da Região ligaram as calculadoras e fizeram as contas de quantos pontos são necessários para obter a classificação à próxima fase ou subir de divisão. O ABCD Maior, ao invés de se basear nos números de matemáticos, fez um levantamento sobre os torneios anteriores e tirou uma média, chegando à pontuação dos sonhos para as equipes daqui.
Na Série B do Campeonato Brasileiro, por exemplo, o quarto colocado – e último classificado à divisão de elite – subiu à Série A somando entre 59 e 71 pontos nos sete certames disputados nesse formato atual. Pegando a média como parâmetro, 63 pontos são suficientes para o Azulão. O técnico Marcelo Veiga concorda e acha que seus pupilos podem recolocar o time no topo do futebol nacional até com menos.
“Acredito que conseguimos até com 61. O acesso é feito com os pontos ganhos dentro de casa (daria 57 ao todo), aí são mais 19 jogos (fora) para buscar de 6 a 12 pontos”, calculou o treinador.
Nesse contexto, o São Caetano é obrigado a engatar uma reação apesar de ter feito apenas seis partidas por enquanto. Já empatou uma e perdeu outra no Anacleto Campanella. Menos mal que abocanhou quatro pontos distante dos torcedores. Ironicamente, o São Caetano ficou bem acima da média em 2012, ao terminar a Série B com 71 pontos, mas não comemorou o retorno à Primeira Divisão por causa do saldo de gols e de campanhas fora do comum dos adversários.
A Série D está só no começo, tendo apenas duas rodadas jogadas, mas a primeira fase é rápida e define quem passa à etapa seguinte depois de um total de oito jogos – duas equipes seguem adiante por grupo. O Santo André já soma quatro pontos na chave A-7 (que ainda tem Juventude (RS), Marcílio Dias (SC), Villa Nova (MG) e Penapolense (SP)). Nos dois últimos campeonatos, organizados com regras idênticas, o segundo melhor de cada chave avançou na competição fazendo entre 12 e 15 pontos, uma média de 13,6. Para não correr riscos, 14 é o número ideal para o Ramalhão.
“Imaginamos que passamos mais ou menos com 13 ou 14 pontos, mas não nos apegamos a isso. Lutamos por cada vitória, pensando em pontuar sempre e vencer em casa”, declarou o técnico Dedimar.
Segunda Divisão - Os três representantes do ABCD com chances de qualificação à segunda fase não têm o privilégio dos vizinhos mais poderosos, de olhar para as tabelas de temporadas anteriores e tirar uma conclusão de quantos pontos precisam. A fórmula atual da Segunda Divisão do Campeonato Paulista é assim há pouco tempo: é apenas a segunda vez que os clubes são divididos em grupos de seis times. Por isso, se torna impreciso determinar o número exato para eles. A reportagem solucionou esse problema com a posição das equipes. É consenso que, com 17 pontos, a vaga para continuar lutando pelo acesso à A-3 está garantida. Em 2012, houve agremiações que avançaram com 14 (pontuação mínima) e 19 (máxima).
“Precisamos de 17 para não depender de ninguém, mas talvez conseguimos (a classificação) com 16 porque tem muitos confrontos diretos”, aposta o gerente de futebol do CAD (Clube Atlético Diadema), Leonidas Barbosa. Márcio Ribeiro, treinador do Água Santa, fala em 17 pontos desde antes do início do Estadual.
Restam somente três rodadas para o término dessa primeira etapa. A dupla de Diadema está próxima do objetivo. Por outro lado, o EC São Bernardo não pode errar: é vencer os três jogos ou torcer por outros resultados. 
O Mauaense não foi lembrado porque contabilizou apenas um ponto em sete partidas na Segunda Divisão e, portanto, apenas cumpre tabela. Se é que serve de consolo para os torcedores, o Locomotiva praticamente tira o Bernô da briga com uma vitória no sábado (06/07). (Colaboração de Guilherme Menezes)


Por: Antonio Kurazumi  (kurazumi@abcdmaior.com.br)
http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=51666
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial