FAMÍLIA QUE CRIOU O UFC TEM SEGUIDORES EM SÃO CAETANO

Gracie Academy, especialista em jiu-jitsu, é o primeiro centro de treinamento certificado no país pelos Gracie e dá aulas sobre autodefesa 

Quando se fala em artes marciais mistas no Brasil, logo vem à cabeça dos interessados uma palavra com três letras: UFC (Ultimate Fighting Championship). A entidade é considerada a
Fifa das lutas e encarada como a principal e mais bem sucedida da modalidade. Desde outubro, os métodos da família Gracie, que elaborou a modalidade que deu origem à UFC, estão sendo praticados oficialmente no ABCD.

São Caetano hospeda há algumas semanas a Gracie Academy, o primeiro centro de treinamento certificado pela família Gracie no Brasil, com especialidade no jiu-jitsu. Os empresários Carlos Andreucci e Juliana Bueno Garcia montaram o espaço focado na defesa pessoal, considerado o
sistema mais eficiente no mundo. “Quem nos deu a ideia de trazermos para cá foi o Rorion Gracie (criador do UFC), filho do Hélio (inventor do método).

Estávamos em Los Angeles, nos EUA, e fomos aprender a defesa pessoal e em um dos dias tivemos um treino com o próprio Rorion, que me disse que no Brasil não havia nenhum lugar para se treinar aquele tipo de técnica”, detalha Carlos. Após muitas aulas para aprender as técnicas e o modo de ensiná-las, o proprietário conseguiu concluir a certificação e trazer a ideia para a Região. “O lugar é bom, mais próximo de São Paulo, e nos dá uma estrutura para colocarmos o ambiente que é tão importante quanto os treinos”, ressalta.

O foco principal é a defesa, mas os treinos também são indicados para aqueles que participam de competições. “É o método mais confiável para uma pessoa de porte físico menor se defender de um adversário maior e mais atlético. O Gracie Jiu-Jitsu treina defesa pessoal com aplicabilidade na rua, eficiência de energia e movimentos naturais do corpo”, enumerou Andreucci, faixa preta na arte marcial, e que aplica no ensinamento as 36 técnicas mais eficientes do método Gracie, passadas em 23 aulas, em pé e no chão, além de outras especialidades. O aluno pode obter até a faixa preta na academia.

Dica aos principiantes

O empresário dá um conselho aos iniciantes: a postura e atitude exercida já resolve a maioria dos problemas, às vezes sem necessidade de colocar as aulas em prática. “Já passei por uma situação da
pessoa vir brava falar comigo, querendo briga, mas apenas com a postura calma encerrei a situação”, recorda. Os treinamentos são para crianças de 12 anos até adultos.

O método ensinado ajuda ao competidor no UFC, mas há o lado negativo por causa das regras das lutas. “Com certeza, com as técnicas da autodefesa o lutador ganha em qualidade e está mais preparado. Porém, as regras do UFC favorecem mais o boxe, e menos quem usa a luta no chão.

Quando o Rorion criou a competição, a ideia era mostrar a melhor forma de se defender. Havia poucas regras, hoje a evolução natural mudou este conceito”, argumentou, lembrando que Lyoto Machida e outros atletas brasileiros respeitados treinam na academia de Rorion Gracie. Mais informações podem ser obtidas no seguinte site: www.graciejiujitsusaopaulo. com.



Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial