REGIONAL DE BOCHA ADAPTADA CLASSIFICA PARA TORNEIO NACIONAL

Modalidade é voltada para pessoas com deficiência; ABCD teve representante

Na última semana a cidade de Águas de Lindóia recebeu o Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica 2014. Organizado pela ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes), o evento foi realizado no
Hotel Monte Real, com o apoio da Prefeitura da Estância de Águas de Lindóia, no Interior paulista.
Para uma pessoa com comprometimento motor grave, como é o caso de muitas com paralisia cerebral, conseguir praticar um esporte é muito difícil. Porém, com a bocha adaptada, que foi trazida ao Brasil em 1995 pela ANDE, as pessoas mais comprometidas fisicamente puderam tornar-se atletas.
A Bocha é um jogo paralímpico que tem como objetivo aproximar as bolas (azuis ou vermelhas) da bola branca (bolim). São seis bolas azuis, seis vermelhas e uma branca.
Só os cadeirantes podem praticar esse esporte e os atletas são classificados em categorias de acordo com o grau de deficiência: BC1, BC2, BC3 e BC4.
O campeonato desse ano foi bastante disputado. Cada ponto conquistado era vibrado tanto pelo atleta quanto pela torcida. Participante representando o ABCD, Samara Andressa é uma jornalista, colaboradora do ABCD Maior, tem paralisia cerebral e gostou da oportunidade de competir.

Na categoria BC1, após muito sufoco, o atleta Guilherme Germano da equipe do SESI (Suzano), que joga com o pé, foi o campeão.
Maciel Santos da equipe do SMEL-MOGI (Mogi das Cruzes) novamente foi o destaque na categoria BC2. Agora ele acumula seu 9º campeonato Regional. O atleta Anderson Oliveira, também da equipe do SESI, em total sintonia com seu calheiro, foi o campeão da categoria BC3.
E para finalizar, Fábio Dorneles da equipe da TRADEF, também da cidade de Mogi das Cruzes, foi o campeão da categoria BC4. Além dos atletas, as equipes também foram classificadas: SESI novamente conquistou o campeonato, em 2º lugar ficou a equipe de SMEL-MOGI e a APBS, equipe do Guarujá, conquistou o 3º lugar.
Os atletas que conseguiram as melhores colocações foram classificados para o Campeonato Brasileiro e muitos poderão chegar a fazer parte da Seleção Brasileira de Bocha Adaptada, e participar de campeonatos mundiais.

http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=61046
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial