Em São Bernardo, Atlético Mineiro é campeão pela 1ª vez na história

Time do Planalto derrotou o União Ferrazópolis e conquistou título da Segunda Divisão 


Se o Atlético Mineiro mais famoso se lamenta por um
quase inevitável segundo lugar no Campeonato Brasileiro, o homônimo de São Bernardo é o novo campeão da Segunda Divisão do futebol amador da cidade. A conquista veio no domingo (08/11), após vitória por 2 a 1 em cima do União Ferrazópolis, em partida disputada no campo do Baetão.
Mas engana-se quem pensa que o Atlético do ABCD ganhou apenas mais um título. Em 60 anos de história, a equipe do bairro Planalto nunca havia levantado uma taça.
“Somos um dos mais antigos do futebol amador de São Bernardo e toda a Região. Com muita luta, conseguimos manter o time na ativa por todo esse tempo. É muito bom ver nossa torcida fazendo festa, muito bom ver o Seu Luiz saudável e feliz”, disse o diretor Erick Nilson.
Mas é outro citado por Erick que protagoniza toda essa história de lutas do Atlético Mineiro de São Bernardo. É o senhor Milton Ribeiro da Silva, de 81 anos, presidente e fundador no distante ano de 1954. Caminhando pelo campo do Baetão, sendo abraçado e festejado por jogadores, torcedores e diretores, Seu Milton faz questão de falar dessa equipe que é parte importantíssima da sua vida.
“Saí mocinho da minha cidade lá de Minas Gerais, minha São José do Itamonte e vim para São Paulo, para batalhar a vida. Isso há 64 anos, quando cheguei e fiquei no Bairro do Planalto. Longe de casa, sem conhecer muita gente, a saudade apertou e foi assim que me veio a idéia de fundar o time.”
Para matar ainda mais a saudade da sua Minas Gerais, Seu Milton chamou sua agremiação recém-fundada de Clube Atlético Mineiro. E para não semear a discórdia entre seus pares de então, decidiu que não seria nem preto e branco, nem qualquer outra cor. Decidiu pelo vermelho e branco, e assim permaneceu até hoje. Perguntado sobre o amarelo das camisas da decisão, o eterno presidente responde tranquilamente: “É a modernidade né, filho? Hoje tudo é cheio de cor berrante, dizem que é a moda. Mas pode olhar que o vermelho está lá”.
Na hora da entrega do troféu, Seu Milton não conteve a emoção e, perguntado sobre o sentimento, o presidente respondeu com lágrimas no rosto.
“Sabe, eu me lembro de todas as vezes que eu tirava um dinheirinho do meu salário para ir pagar a Liga, do quanto que a gente que sofreu, do quanto que foi duro. Agora, com o título, a gente merece muito comemorar a conquista”.

Foto: Edu Guimaraes

Fonte:  http://www.abcdmaior.com.br/materias/esportes/em-sao-bernardo-atletico-mineiro-e-campeao-pela-1%C2%AA-vez-na-historia
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial