Três principais estádios do ABCD passam por reformas

Situação do Inamar preocupa mais, mas campos vizinhos precisam renovar laudos para o Paulista 


Por Antonio Kurazumi e Guilherme Menezes

Foto: Edu Guimaraes

Desde a semana passada, não há estádio de futebol mais falado em
São Paulo do que o Inamar, em Diadema. Entretanto, as três principais praças esportivas do ABCD também passam por adaptações para receber jogos dos times locais durante o Campeonato Paulista de 2016.
Embora a situação do estádio diademense seja mais grave, pela necessidade de se instalar uma nova arquibancada, o Primeiro de Maio, em São Bernardo, o andreense Bruno José Daniel e o Anacleto Campanella - onde joga o São Caetano - precisam estar em boas condições para que os laudos exigidos pela Federação Paulista sejam renovados.
O São Bernardo deverá ter o estádio que usa interditado em breve, mas nada que seja um grande problema para a Série A-1 do Paulista. Em reforma desde agosto, o Primeiro de Maio vai ser vistoriado pela Federação e será classificado como indisponível por um período, justamente pelas obras. Mas, com o término dos trabalhos, ganhará aprovação, de acordo com o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Devesa.
Os ajustes são feitos nos vestiários, salas de doping, lavanderia e coletiva de imprensa. “As obras estão dentro do cronograma e passando pela fase bruta de confecção de todas as salas, para depois chegar à fase de acabamento”, explicou o secretário.
Melhor de todos no ABCD, o Primeiro de Maio terá como novidade um novo setor, luxuoso, igual ao do Wembley Stadium e com capacidade para abrigar 500 pessoas em confortáveis cadeiras.
Outra praça esportiva importante e inacabada está em São Caetano. O Anacleto Campanella vai ter um novo prédio no setor oposto às cadeiras numeradas, com novos vestiários, auditório e sala de imprensa. Não há prazo para o término, mas a Prefeitura diz que isso não interfere nos eventos realizados no estádio.
O presidente Nairo Ferreira de Souza afirmou que os clubes participantes da Série A-2, que é o caso do Azulão, têm até 30 de novembro para renovar os laudos. Para que não exista problemas, o São Caetano tem apenas, nas palavras do dirigente, a obrigação de colocar numeração nas arquibancadas.

Arquibancada nova

Entre os principais campos da Região, aquele que recebeu mais transformações foi o Bruno José Daniel, afinal a administração levantou uma nova arquibancada na antiga marquise. Nos últimos dias, torcedores fizeram reclamações de que a reforma estava em ritmo lento.
“Acreditamos na palavra da Prefeitura, que garante o estádio pronto e apto para ser utilizado na A-2. O campo está em perfeito estado, o gramado ótimo. A arquibancada está sendo construída e deve ser entregue normalmente antes do início do campeonato (A-2)”, opinou o presidente do Santo André, Jairo Livólis.

Pouca prevenção

Responsável pela última grande reforma do Primeiro de Maio, em 2011, e especialista em construções esportivas, o arquiteto Celso Grion explica porque todos os anos há necessidade de reparos nos estádios de futebol do ABCD e em outros espalhados pelo Brasil.
“Eles são antigos e não têm a manutenção que deveriam ter, aí todos os anos são feitas obras emergenciais. Temos a manutenção preventiva, feita de tempos em tempos para que a praça esportiva não se deteriore, e a manutenção corretiva, que é aquela de necessidade. Geralmente, os clubes e administradores não se movimentam para as duas e esperam por essa terceira etapa, a emergencial, quando há um problema e exige atualização imediata”, detalha Grion.
O arquiteto Vinicius Soler, de São Bernardo e também com conhecimento especializado na área, afirmou que os clubes pagam pela falta de recursos. “Até cinco anos atrás, os estádios dos grandes eram do mesmo nível do que das equipes menores hoje. Com as novas arenas, os grandes puxaram os menores, as exigências da Federação Paulista aumentaram e os recursos dos pequenos, não”, comparou Vinicius Soler.

Fonte:  http://www.abcdmaior.com.br/materias/esportes/tres-principais-estadios-do-abcd-passam-por-reformas
 
Share on Google Plus

Sobre Breno Junior

Lado a Lado com o esporte do Grande ABC. Amante e entusiasta do Esporte no interior do ABCDM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial